Por que algumas pessoas emagrecem com dieta de pouca gordura e baixa caloria e eu não?

bellyfat1

Hello Friends,

No post anterior vimos que essa dieta Low Fat não é o avião que queremos pegar com destino a felicidade!(Tem uma música assim! Quem souber comenta que ganha um pedaço de Bacon)

Mas aí nós lembramos de muitas pessoas que aparentemente se dão bem com essa dieta. As musas de escola de samba, as garotas fitness e atletas que seguimos no instagram, aquela nossa amiga do colégio que comia de tudo igual a Magali e tinha a barriga chapada e corpo lindo, aquela nossa tia que nunca fez dieta e sempre foi magra e é magra até hoje.

Primeiro vamos falar de nós!

Logo de cara um fato: Nós temos um relacionamento diferente com comida. Comida para algumas, quer dizer, para a grande maioria das pessoas, não é só uma forma de matar as necessidades nutricionais do corpo. Representa muito mais do que isso. E é pra grande maioria mesmo. Para a lista das pessoas que listei acima só pra minha Tia valéria, comida é só comida. Ela até conta que esquece de almoçar. As vezes vai trabalhando e quando vê são 16h e a barriga ronca e aí somente que ela se lembra. Enquanto outras, acordam pensando no que irá comer de sobremesa no almoço.

De onde veio essa conexão mental que comida não é só alimento?

Na verdade na verdade..É o carboidrato o grande vilão. O simples, o doce, a farinha. Se você é como eu, você já entrou num carro de madrugada e foi no Drive-Thru do McDonalds e estava de pijama rezando pra não furar um pneu. E o que é pior..Tinha comida em casa. Carnes, ovos..Mas não, você queria Big Mac, fritas, tortinha de morango e sundae, digo, top sundae (que é maior) de chocolate no final.

Você é viciado em carboidrato.

Leia alguns artigos e estudos sobre carboidratos serem viciantes:

Clique aqui , aqui , aqui e vários outros. Se você não entender inglês, por favor clique AQUI!

Mas vício, desordem alimentar, compulsão? Isso é coisa de obeso mórbido!

Nananina! Há graus! E essa é a grade sacada! Essa é a diferença entre todos nós! E isso acontece com qualquer coisa viciante. Eu , por exemplo, não bebo. Não consigo. Não gosto. Nunca bebi uma latinha de cerveja. No extremo oposto temos o cara que bebe todos os dias até cair, não chega em casa, perde emprego, perde a família e tal. Famoso bêbado que ilustra as piadas de bêbado. Entre um e outro há uma gama bem variada de dependência. Trabalhei com um colega excelente profissional que era alcoólatra. Chegava cedo no trabalho, competente e tudo. Quando chegava em casa abria uma lata de cerveja e ia dormir com uma lata na mão (que não era a mesma). Bebia muito, sem vida social e assim era todos os dias. Chegou a ser internado com o patrocínio da empresa que a gente trabalhava para uma reabilitação. Não adiantou.

Meu pai e meu tio. Dois amigões, meu tio presidente de empresa e meu pai secretário da fazenda de nossa cidade. Vida tranquila, não ficavam bêbados, meu pai acordava antes do trabalho pra fazer ginástica TODOS os dias e também todos os dias os dois bebiam 3 doses de uísque “socialmente”. No clube, em casa, no barzinho. Sempre. Sem atrapalhar em nada a vida. Isso é aceitável? Eram dependentes e só me dei conta disso depois de adulto. Chegava a trazer uísque de freeshop quando voltava de viagens para dar de presente. Os dois já se foram. Já morreram e viveriam muito mais sem esse vício. Isso é aceitável?

No nosso caso, essa variação é bem parecida

Vai desde ligar a mínima e fazer qualquer dieta, tirar carbo, colocar etc. Tipo um ator de Hollywood que tem que emagrecer 30kg para um papel e ele simplesmente emagrece e fim de conversa, até aqueles obesos mórbidos que participam do programa THE BIGGEST LOSER (dá um Google se não conhece) e choraram no episódio 1 porque vão simplesmente morrer por estarem tão gordos, diabéticos etc. Quem não sabe o tamanho da compulsão (vício) deles, simplesmente pensam: “para de comer seu gordo baleia saco de areia!!!”. Mas acontece que você com seus 5kg acima do peso que não consegue seguir a dieta a risca e se livrar deles pra sempre está na mesma situação. Não somos melhores que eles, temos a compulsão menor. Não podemos julgá-los como não podemos ser julgados por quem não tem isso e não tem a menor noção do que passamos. Na visão deles, o que nos falta é força de vontade. Acontece que a batalha é ganha se a força de vontade for maior que a compulsão. Não venha dar uma de bonzão pra cima de mim pq seu resultado positivo (ficar magro) não significa que sua força de vontade, comprometimento, disciplina seja maior que a minha. Pode simplesmente significar que sua compulsão seja bem menor e vc ganha a batalha com qualquer força de vontade!!!

Vou lá dar palestra no AA sobre como não beber

Imagine isso! Eu que não bebo indo em uma reunião dos alcoólatras Anônimos para ensinar como não beber e ter controle. Aí eu vou lá, me apresento e conto meus casos de sucesso.. Que vou a um barzinho com os amigos e não bebo nada, que vou pra balada e bebo cerveja sem álcool e conto como minha vida sem vício é boa e todos me admiram e querem ser igual a mim!!! O que vem depois? Me seguem no instagram! E uma foto tomando limonada num churrasco regado a cerveja ganha 1000 likes e comentários sobre como sou uma inspiração! Então um dia eu , num jantar romântico coloco uma foto bebendo uma taça de vinho (pra dar um clima :D) e comento que as vezes pode, que não precisa ser radical em nada na vida, que eu mereço e tal.. Pronto! 5000 likes!! E eu colocando frases motivadoras pra piorar e fazer quem não consegue ter esse controle, que pra mim é fácil, se sentir mal sobre si mesmos. E lá vão os Alcoólatras fazer igual e se manterem no ciclo vicioso pq não são como eu!!! Faz sentido isso????

Você já viu onde quis chegar, né?

Sim, estou comparando com você e sua busca pelo corpo ideal onde não era pra buscar e com pessoas que não sabem o que sentimos. Não importa se sejam nutricionistas, médicos ou de corpos lindos. Muitas pessoas tem esse vício em carbo mesmo que seja leve, aquele chocolate na TPM, por exemplo. Este fim de semana, jantei com uma amiga magrinha, faz ginástica 5 vezes por semana, se mantém tranquilamente na dieta. Ela então não entra nesse caso, não é? Oh se entra! Ela diz que a tentação dela é um sorvete de um quiosque de picolés Mexicano que ela vê sempre no Shopping Paulista. Sabe os sabores preferidos e a tabela nutricional dos sorvetes que gostaria e não toma nem nunca tomou! Ela simplesmente está ganhando a batalha entre compulsão e força de vontade!! Mas continua com a guerra interna mesmo que pouca, mesmo que consiga comer um chocolate de vez em quando e voltar a dieta depois. Não temos que viver assim! Comida não pode e não será o foco de nossas vidas! Tenho mais coisa que fazer na vida do que pensar naquilo que me faz mal.

Mas tem jeito???

Calma! Seu Coach está aqui! Tem jeito! Tem muito jeito! Mas o buraco é mais embaixo. O vício físico é um dos fatores. Temos dependência psicológica e emocional com comida. Mas não é falado, não é tratado da forma que deveria. Este post poderia ter o tamanho de um livro, mas vou parar por aqui e tratarei por partes nos outros posts. Mas tenha certeza que você vai conseguir!!! Você só não estava usando o caminho correto até agora!!

Abraço e vem comigo que no caminho vou te explicando

Em Tempo: já faz mais de 20 anos que terminei o ensino médio e quando encontro uma garota que no colégio era a gostosinha que comia de tudo e não engordava, percebo que essa característica de super metabolismo ela só tinha na adolescência!

Categorias: Coaching e Comportamento

Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

36s Comentários

  1. Roberta Hirlley

    “Vamos pegar o primeiro avião com destino à felicidade..a felicidade pra mim é você…” PALEO = FELICIDADE. KKKK.

  2. No dia em que fui mais feliz, eu vi um avião, se espelhar no seu olhar até sumir….de lá pra cá não sei…caminho ao longo do canal…faço longas cartas pra ninguém e o inverno no Leblon é quase glacial. :*

  3. Pensei que era a música! achei que eu ia ganhar o pedaço de bacon proposto no começo do post! rsrsrssr

      • Mas fiquei tão inspirada em razão da música (errada) que até escrevi uma declaração de amor à Paleo. Ficou tão grande que não consegui publicar no Insta!
        Mas aquele texto comparando a compulsão com o alcoolismo e os diferentes níveis de controle/vício ficou bom demais! Li correndo para o marido, que não entende minha loucura por Nhá Benta!
        Abraço e obrigada!!!

  4. Hahahahahah to rindo Muito com os posts e devorando um por um 🙂
    Quero iniciar a Paleo pra já!

  5. “já faz mais de 20 anos que terminei o ensino médio e quando encontro uma garota que no colégio era a gostosinha que comia de tudo e não engordava, percebo que essa característica de super metabolismo ela só tinha na adolescência!”

    História da minha vida, rs. As pessoas diziam que eu tinha um buraco no estômago e a comida ia para uma terceira dimensão…. mas a conta vem, viu? Ô se vem. E parece que é de uma vez.

    Amando seu blog! Vc escreve de uma forma bem gostosa e não massante, dá vontade de ler tudo de uma vez!

  6. Teco, não consegui abrir os artigos que falam sobre os carboidratos serem viciantes. Pode dizer onde encontro? obrigada!!
    amando o blog 🙂

    “Leia alguns artigos e estudos sobre carboidratos serem viciantes:

    Clique aqui , aqui , aqui e vários outros. Se você não entender inglês, por favor clique AQUI!”
    *esses são os links que não consigo abrir.

    • coachtecomendes

      Ah.. Deve ser uns atualização do wordpress que sumiu com os links. Vou verificar. Tks

  7. Oi Teco! Feliz em conhecer seu blog. To lendo os primeiros posts. To na pegada de tentar a dieta paleo. To nela fazem três dias e to sentindo uma compulsão maluca. To segurando. É normal?

  8. Vanessa Bédia

    A história da adolescente “gostosinha” é a minha…kkkkk o problema é que na fase adulta a conta veio e beeemmm alta, tô amando ler seu blog, estou vendo uma luz no fim do túnel. Obrigada por enquanto 😉

    • coachtecomendes

      Oi Vanessa! Vamos juntos que dá pra voltar a ser gostosinha! Rs Adolescente não dá mais pra voltar a ser. Mas ainda bem

  9. vc sabe como me sinto. vejo o acucar e trigo branco como os maiores viloes. é incrivel como qdo eu tiro eles da dieta tudo melhora, a rinite acaba humor melhor 80%, pele, disposicao, sono. mas sou viciada em comida, tenho essa consciencia como muitas pessoa, porem vc ter nutricionista, academia, personal tratamentos esteticos custa dinheiro e muitas vezes a gente abdica disso em prol da familia, o stress do dia-a-dia acaba nos deixando ansiosos e acabo descontando no mais pratico: a comida, é meu remedio, meu vicio , meu veneno. em busca na internetr achei teu blog, excelente, parabens vc fala algo q muitas vezes temos vergonha de admitir a nos mesmos. é uma luta q travamos muitas vezes só, pq familia acha q somos preguicosos relaxados e nao veem isso como um vicio. ha 6 anos luto para eliminar 12 kg. ja foram 8, recuperei 4 e faltam 8, mantenho a 4 anos um peso se engordo dieta e volto, mas estacionei e nao consigo chegar ao peso desejado… é triste, frustrante. só quem passa por isso sabe , nao é so o obeso com mais de 50kg pra eliminar q sofre a cobranca encima de quem precisa eliminar 6 a 8 kg muitas vezes e maior pq veem a gente como preguiçoso. desculpe o desabafo, mas precisava falar com alguem q entenda…

    abracos, vou devorar o blog

    • coachtecomendes

      Que bom poder ajudar! Continue lendo o blog que vai ajudar ainda mais! ❤️

  10. Daniella Fernandes

    quero fazer coach com você e com a Dany. Estou na paleo há 25 dias (ou melhor… tentando a paleo e fazendo LCHF há 25 dias, como você ensinou no post sobre como começar). Já me sinto muito bem, mas preciso cuidar um pouco deste vício. Por exemplo, ainda não consigo ficar mais de três horas sem comer porque meu corpo se acostumou com esta regra estúpida. Mas… é um processo né?

    Amei o último parágrafo. Quem nunca constatou isso de alguém do colégio ne?

    • coachtecomendes

      Legal! Vamos fazer sim. Na teoria é fácil mas na prática somos um poço de emoções e relações adversas com a comida, autoimagem, autoestima, medos e inseguranças..

  11. Mari santos @maridietaparaamente

    relendo seu blog de novo… tinha esquecido deste texto, caiu como uma luva.
    Vou mostrar para meu namorado que acha um absurdo alguem ter relacao sentimental com a comida. COmida é comida e ponto . sabeee de nadaaa kkkkk

  12. Isis Machado

    olá boa noite! Você tem algum post sobre o aumento de celulites em mulheres no início da paleo? comecei a 3 dias mas reparei um aumento absurdo nas celulites :/ desde já obrigada!

    • Coach Teco Mendes

      Já procurei porque sepre escuto isso e não achei nenhum artigo, somente em foruns de discussão e tem várias opiniões. Maaas tende a melhorar muito com a desimflamação do corpo junto com a diminuição da gordura corporal. Pode ir na fé que comida de verdade só faz bem. 🙂

  13. Muito motivada para começar e me manter nesse estilo de vida! Vc escreve muito bem Teco! 🙂

  14. Teco, olha como foi bom entrar no 4mind e agora ler com mais tranquilidade seu blog!
    Fui dessas tais magras de ruim (¬¬ preguiça disso…rs), e engordei! E não por nada, mas foi difícil o passo de fazer pela primeira vez uma “dieta” (bom já te disse que pra mim, a paleo não é dieta neh rs).
    Apesar de ter emagrecido, olha quanta coisa boa estou aprendendo com vc!!
    Te expliquei que achava que precisava fazer alguns ajustes nessa alimentação maravilhosa, que até então tinha um certo conhecimento. Realmente!
    Ontem tive um mal estar (dor de cabeça e tontura), fiquei confusa porque minha mente me dizia que não queria comer, e meu corpo (o bucho mesmo haha) queria!…levei um tempo pra entender o que realmente qual dos dois deveria dar razão. Levei um tempo pra saber se era a compulsão dando algum sinal, ou se realmente meu corpo estava pedindo comida, porque comi normalmente conforme a orientação da nutri e passei mal!! Sei que estou em adaptação, mas já estava me acostumando…e depois de alguns dias: PÁH! ….Passei mal? como assim? o que eu fiz de errado?
    Depois fui entender! (não precisava comer rs)
    Poxa, estou conhecendo meu corpo de verdade e de dentro pra fora! =D
    Que conexão incrível esse auto conhecimento!! Como é bom ter uma consciência plena e profunda do que vc come, de verdade! haha 😉 #lovepaleo

Política de Privacidade
X